No dia 16 de novembro, foi realizada a IV edição do MD Mundi. com a participação dos alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental, 1ª e 2ª séries do Ensino Médio e da 3ª Série, com a presença de alguns alunos convidados.

O projeto segue o modelo de Simulações das Nações Unidas, permitindo aos participantes (denominados de “delegados”) experimentar o processo de tomada de decisões em órgãos internacionais, regionais ou nacionais.

Os participantes são alocados em grupos de discussão, denominados comitês. Nesses grupos, recebem uma “representação” – que pode ser de um país, um partido político, uma organização internacional, etc. Cada participante deve defender, dentro de seu comitê, os interesses da representação recebida buscando sempre atingir um consenso acerca de uma Resolução (documento final).

O objetivo é que, ao final da última sessão, os delegados cheguem conjuntamente a uma resolução que fale sobre possíveis formas de solucionar a problemática em questão.

Nesta quarta edição do MD Mundi, foram simulados os seguintes comitês e temáticas:

📌 AGNU (Assembleia Geral das Nações Unidas) – Ameaça a liberdade de imprensa nos países democráticos;

📌 Senado Federal – A Reforma Trabalhista de 2017 e a Situação Laboral no Século XXI;

📌 CDH (Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa) – A Vigilância e o direito à privacidade Monitoramento em massa e a coleta de dados pessoais;

📌 ONU MULHERES (Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres) – A precarização do sistema carcerário feminino nos países;

📌 OIT (Organização Internacional do Trabalho) – O combate ao trabalho análogo à escravidão na américa latina.