SOCIEDADE EDUCAÇÃO E CARIDADE – SEC
Detentora do CEBAS
Irmãs do Imaculado Coração de Maria
“Promoção e Defesa da Vida”
Relatório de Atividades
2023
Rua: Teixeira Júnior, 80
Bairro: Vasco da Gama
CEP:20921- 405 – Cidade: Rio de Janeiro – UF: RJ.
Fone:(21) 2580-2832
E-mail:iicm@iicm.org.br
Relatório de Atividades
Serviços Socioassistenciais
ANO 2023
- Identificação do Estabelecimento:
1.1 Nome: Instituto Imaculado Coração de Maria – Sociedade Educação e Caridade
1.2 CNPJ:92.812.049/0063-60
1.3 Nº da inscrição no CMAS: Nº 562 Data: 17/01/1996
1.3.1 Manutenção da inscrição: Nº 562 Data: 01/05/2022 Validade 30/04/2024
1.4 Endereço Completo: Rua Teixeira Júnior, 80 – Vasco da Gama – RJ
1.5 Data de fundação: 05de agosto de 1996.
- Diretoria do Estabelecimento:
| Cargo | Nome | CPF | Endereço |
| Diretora | Elaine Conceição Alves Coutinho | 030.146.327-16 | Travessa José Higino, 113 -Tijuca – CEP: 20510-420 – Rio de Janeiro – RJ. |
| Vice-Diretora | Veranilde do Carmo Pereira Sá | 423.766.703-06 | Rua Teixeira Júnior, 80 -Vasco da Gama – Rio de Janeiro – RJ |
| Secretária | Maria Rosângela Alves Sampaio | 931.558.759-68 | Rua Lopes Ferraz, 355/201 A c 2 -São Cristóvão – RJ |
- Missão:
Promover e defender a vida de crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade e risco social e pessoal, contribuindo para a garantia de direitos e a formação de pessoas conscientes e solidárias.
- Visão:
Tornar-se uma rede de assistência social qualificada, com sustentabilidade financeira, ampliando a captação de recursos e o atendimento a crianças e adolescentes.
- Princípios de Gestão:
- Qualificação profissional
- Inovação
- Liderança e empreendedorismo
- Trabalho em equipe
- Relações humanas, éticas e solidárias
- Planejamento e organização
- Sustentabilidade
- Objetivo Geral da Mantenedora
Promover e defender a vida, atuando nas áreas de Educação e Assistência Social, com particular atenção e cuidado com as pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social e pessoal, visando ao resgate da dignidade humana, à formação cidadã, à defesa dos direitos, à inclusão social e à transformação das estruturas, contribuindo para a construção de uma sociedade justa e solidária que expresse os valores do Reino de Deus.
6.1 Objetivos da Assistência Social
6.1.1 Atuar na Proteção Social, através da oferta de serviços Socioassistenciais, equipe qualificada e estrutura física adequada, voltados para a defesa e promoção da vida, a inclusão social, a formação cidadã e o exercício do protagonismo dos usuários.
6.1.2 Desenvolver, conforme preconiza a Política Pública de Assistência Social e demais marcos regulatórios, serviços, programas, projetos e ações voltados às crianças, adolescentes, e suas famílias de forma gratuita, planejada, permanente e continuada, viabilizando ações que tenham centralidade na família-comunidade, em vista do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
6.1.3 Proporcionar espaço de convivência e fortalecimento de vínculos, dos usuários entre si, com o estabelecimento e a Comunidade.
6.1.4 Estimular e fortalecer a participação dos usuários dos Serviços Socioassistenciais, na elaboração, execução, monitoramento e avaliação do Plano de Ação do Estabelecimento Socioassistencial.
6.1.5 Participar efetivamente dos espaços de controle social, visando a construção e efetivação de Políticas Públicas voltadas para defesa e garantia de direitos e inclusão social dos usuários.
6.1.6 Promover o acesso aos serviços socioassistenciais salvaguardando o princípio da universalização dos direitos, respeitando as diversidades de gênero, etnia e orientação sexual.
6.1.7 Contribuir para o acesso das famílias dos usuários aos benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais, contribuindo para a inserção na rede de atendimento e proteção social.
6.1.8 Incluir, no Plano de Atividades, ações focadas em realidades específicas como violência, abuso e exploração sexual, tráfico humano, drogadição, trabalho infantil, visando à prevenção e superação das graves violações de Direitos que ameaçam a vida dos usuários.
6.1.9 Realizar programas de formação permanente e continuada, para todos os colaboradores profissionais e usuários do estabelecimento, em vista de uma intervenção qualificada dos Serviços Socioassistenciais.
6.1.10 Desenvolver uma política de valorização, integração, e participação dos funcionários nos processos de planejamento, execução e avaliação das atividades do Estabelecimento Socioassistencial.
6.1.11 Prestar atendimento gratuito em seus Estabelecimentos Socioassistenciais, conforme o disposto em Lei, às pessoas em situação de maior vulnerabilidade e risco pessoal e social, salvaguardando os princípios da transparência, da inclusão, da não discriminação, da participação, da igualdade, da justiça social e da universalidade no atendimento, sem distinção de etnia, gênero, orientação sexual, profissão, religião, opinião política ou outra condição, visando à superação das desigualdades e ao reconhecimento e respeito à diversidade;
6.1.12 Contribuir para a redução de danos sociais, a partir do atingimento das aquisições de segurança, de acolhida, convívio familiar e comunitário, bem como do desenvolvimento da autonomia, conforme previsto na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais.
- Origem dos recursos:
( x ) Mantenedora
( x ) Doações
- Infraestrutura:
Situação do imóvel: ( x ) próprio
Área do terreno: 7.281,87 m2
Área total construída: 2.860,04 m²
| Descrição | Nº Total |
| Salas para múltiplas atividades | 9 |
| Salas para administração | 4 |
| Sala para direção | 1 |
| Sala para vice direção | 1 |
| Secretaria | 1 |
| Sala para RH | 1 |
| Sala para contabilidade | 1 |
| Sala para atendimento individual | 1 |
| Sala para atividades de informática e multimeios | 3 |
| Sala de espera/recepção | 1 |
| Sala do Serviço Social | 1 |
| Sala da Psicologia | 1 |
| Sala da Pedagogia | 1 |
|
Biblioteca |
1 |
| Sala de reuniões e vídeo | 2 |
| Salas próprias para realizações de oficinas | 6 |
| Capela | 2 |
| Refeitório | 3 |
|
Cozinha |
2 |
| Auditório | 2 |
| Almoxarifado | 2 |
| Área externa coberta para atividades esportivas | 1 |
| Área externa descoberta para atividades esportivas | 1 |
| Praça ou pracinha | 2 |
| Banheiros Masculinos | 23 |
| Banheiros Femininos | 24 |
| Banheiros para pessoas com deficiência | 1 |
| Vestiários | 3 |
| Sala de estar para funcionários | 1 |
| Sala de acolhida para os usuários (aguardando família em caso de mal-estar) | 1 |
| Sala da manutenção | 1 |
| Sala de apoio para a limpeza | 1 |
- Identificação dos serviços ofertados:
9.1 Proteção Social Básica – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
| Usuários | Nº. de Usuários atendidos |
| Crianças e adolescentes de 06 a 15 anos | 193 |
| TOTAL DE USUÁRIOS ATENDIDOS | 193 |
| Nº de Famílias | 168 |
9.1.1 Público-alvo (usuários)
Foram atendidos crianças e adolescentes, entre seis e quinze anos de idade, que vivem em violência urbana, isolamento e risco social, trabalho infantil e abuso sexual, sendo a maioria beneficiário do PBF – Programa Bolsa Família e cadastrados no CADÚNICO. Famílias com renda per capta de um salário-mínimo e monoparental.
9.1.2 Dados relativos ao CADÚNICO
| CADÚNICO | Nº de famílias |
| Famílias Inscritas no CADÚNICO | 109 |
| Famílias com Bolsa Família | 88 |
| Famílias com PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) | ___ |
| Famílias, Crianças e ou Adolescentes com BPC (Benefício de Prestação Continuada) | ___ |
9.1.3 Situação de Vulnerabilidade
| Situação não prioritária para atendimento da criança ou adolescente | Nº usuários |
| I – outras (prevenção de vulnerabilidade) | 88 |
| Situação prioritária para atendimento da criança ou adolescente | Nº usuários |
| I – em situação de isolamento; | 25 |
| II – trabalho infantil; | __ |
| III – vivência de violência e, ou negligência; | 78 |
| IV – fora da escola ou com defasagem escolar superior a 2 (dois) anos; | __ |
| V – em situação de acolhimento; | __ |
| VI – em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto; | __ |
| VII – egressos de medidas socioeducativas; | __ |
| VIII – situação de abuso e/ ou exploração sexual; | 2 |
| IX – com medidas de proteção do Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA; | __ |
| X – crianças e adolescentes em situação de rua; | __ |
| XI – vulnerabilidade que diz respeito às pessoas com deficiência; | __ |
| TOTAL GERAL | 193 |
| Total de crianças e adolescentes cadastrados no CADÚNICO
(mínimo de 50%) |
56% |
9.1.4 Recursos humanos utilizados em 2023
| Profissão
(função) |
Quantidade | Carga Horária
Semanal |
Vínculo c/a entidade |
| Auxiliar de Cozinha | 01 | 15h | Associada |
| Coordenadora Pedagógica | 01 | 30h | Associada |
| Técnico de Informática | 01 | 4h | Terceirizado |
| Tesoureira | 01 | 30h | Associada |
| Vice- Diretora | 01 | 30h | Associada |
9.1.5 Abrangência territorial
O Serviço está localizado na Zona Norte da Cidade do Rio de Janeiro no Bairro Vasco da Gama, circulado por São Cristóvão, Caju, Mangueira, Jacaré, Leopoldina, Benfica e Triagem, pertencentes ao corredor imperial, de suma importância histórica da cidade.
Houve o crescimento populacional nas comunidades, e com isso o crescimento da violência e ausência do poder público. Foram formadas ocupações nas instalações comerciais, com carência de estrututa básica (luz, água, esgoto e coleta de lixo), aumentando assim, as diversas vulnerabilidades. Diante das dificuldades encontradas tais como: o alto custo para se manter na cidade e falta de emprego formal, algumas famílias estão retornando para sua cidade natal.
9.1.6 Metodologia
O processo de trabalho realizado no serviço socioassistencial, ocorreu através do ingresso de usuários e suas famílias, a partir das situações prioritárias, como preconiza o Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos (SCFV). Para todas as situações foram traçadas estratégias de intervenção e acompanhamento pela equipe técnica, articulando com as oficinas as necessidades e demandas específicas de cada grupo etário e as situações de vulnerabilidade e risco social e pessoal. Tudo sempre articulado e integrado com a Rede de Proteção do Território, bem como com incidindo na participação junto às instâncias de Controle Social para contribuir e potencializar a qualificação do trabalho e a formação permanente das equipes de trabalho, fomentando e buscando a defesa e a garantia dos direitos humanos da Criança e do Adolescente.
Foram realizadas diversas atividades para estimular a autonomia, participação e o protagonismo dos usuários.
| Oficina | Temas norteadores
|
Objetivos | Principais atividades | Dias/mês |
| Cidadania | Regra de convivência | -Aprender a respeitar as diferenças | -Roda de conversas
– Jogos interativos |
Em todas as oficinas |
| Artes |
Usar as habilidades |
Descobrir as suas habilidades
– Aprender formas de sobrevivência
|
– Apresentar a teoria .
-Construir de forma descontraída trabalhos manuais. Como bijuterias, pinturas etc. |
2 vezes por semana |
| Informática | Uso das Redes Sociais | Aprender a pesquisar utilizando a ferramenta google
Ampliar os conceitos digitais |
– Uso de computadores
-Debates sobre temas |
2 vezes por semana |
| Teatro | -Viver a arte com Alegria
– Setembro Amarelo. – Vida da Fundadora. – Natal |
-Introduzir na cultura, Melhorar o senso crítico sobre os acontecimentos no mundo. | – Rodas de conversa;
– Montagem de histórias e personagens – Construção conjunto de teatro. |
1 vez por semana |
| Dança | – Dança livre
– Ecos da Natureza
|
Aprimorar diversas condutas psicomotoras, destacando-se dentre elas a coordenação motora geral, a lateralidade, e a organização espaço-temporal; assim como valências físicas (resistência, flexibilidade, agilidade, destreza, expressão corporal);
– Estimular a expressão de sentimentos e emoções que auxiliam na integração social. |
– Atividades físicas
– Marcação de passos, -Músicas |
2 vezes por semana |
|
Capoeira
|
– Consciência
Sobre Capoeira, seus instrumentos. – A capoeira como meio de luta na defesa da vida |
– Resgatar, de forma natural e espontânea, as manifestações expressivas da nossa cultura.
– Desenvolver a prática da Capoeira Jogo, estimulando a criatividade de movimentos;- Propiciar e estimular a confecção de seus próprios instrumentos musicais, como o berimbau, pandeiro, atabaque |
– Contando a história teoricamente
– Atividades diversas da capoeira |
2 vezes por semana |
| Música | Despertando dons e talentos | Vencer a timidez, educar a voz e descobrir talentos. | Por meio de técnicas musicais e educação da voz | 2 vezes por semana |
| Passeio
|
Demonstração da capoeira
Audição |
Divulgar o trabalho realizado – integração com a rede.
Participação da audição no Instituto PIO XI |
Apresentação
Apresentação |
Novembro
Novembro |
9.1.7 Formas de Participação dos Usuários do Serviço
Foram realizadas atividades lúdicas, (destacando a vontade do usuário ingressar na oficina contando nossa história através do teatro), onde foi possível observar integração do usuário no espaço socioassistencial, na festa junina, no batizado e troca de corda da capoeira.
- Relatar como ocorreu a Interlocução com o CRAS/CREAS:
Ocorreram através de reuniões com a rede de proteção, cediada no território, também através dos inúmeros contatos telefônico e troca de informações nos grupo de whatssap visando atender as diversas demandas apresentadas no período.
- Informar quais os critérios de ingresso no Serviço:
A mantenedora atua de forma padronizada com instrumentos técnicos operativos visando o acesso e a permanência dos usuários no serviço, dessa forma pública de forma transparente o edital de vagas no serviço, visando o ingresso (Janeiro a Dezembro/2023) das crianças e adolescentes, através das famílias interessadas que tiveram interesse em inscrever seus filhos de seis anos completos há quinze anos, matriculados na rede de ensino, inscritas nos programas governamentais do CADÚNICO e que necessitaram do Serviço ofertado. Preencheram o requerimento de vaga e pré-inscrição e aguardaram o contato para preenchimento da vaga, de acordo com a faixa etária e a ordem de solicitação da vaga e o grau de vulnerabilidade.
Todo o ingresso realizado é referenciado no CRAS – Deputado Luís Eduardo Magalhães – Centro de Referência da Assistência. As famílias que não estavam inseridas no CADÚNICO foram encaminhadas pelo Serviço Social ao CRAS de referência para o cadastro e também seu acompanhamento pela Rede de Proteção Social.
- Citar os principais resultados obtidos, a repercussão com a oferta do Serviços junto aos usuários atendidos:
Segundo relato das famílias e dos próprios usuários, os principais resultados se referiu pela mudança comportamental, questões relacionada a aquisição de valores melhorando o convívio familiar e comunitário e mudanças nos hábitos alimentares. Destacou-se também as boas referências dos usuários em relação aos nossos serviços junto à comunidade.
- Descrever as principais parcerias que o Estabelecimento Socioassistencial contou para viabilizar o serviço:
As principais parcerias de pessoas jurídicas foram: CEASA-RJ( Banco de alimentos); Abruinq ( parceria para atendimentos odontológicos e psicológicos); Cristo do Bem ( Alimentos perecíveis e não perecíveis); Pessoas Físicas: Paulo Silva ( doação de cadeiras de escritório).
- Apresentar de maneira geral como foi o processo de formação/capacitação permanente da equipe de trabalho:
As formações ocorreram de acordo com o calendário interno e a demanda da equipe. Com essas formações foi possível organizar o fluxo de trabalho e melhorar as relações entre os colaboradores.
- Caracterização dos usuários atendidos em 2023
| Usuários atendidos | Gênero declarado | Etnia declarada | Pessoas c/ Deficiência | Migrantes | Território | |||||||
| Mas-
culino |
Femi-
nino |
Total | Bran-cos | Pre-tos | Amarelos ou indígenas | Par-dos | Total | Rural | Urbano | |||
| Crianças e adolescentes
de 06 a 15 anos |
116 | 77 | 193 | 36 | 78 | 31 | 48 | 193 | _ | _ | _ | 193 |
| Total Geral | 116 | 77 | 193 | 36 | 78 | 31 | 48 | 193 | __ | __ | __ | 193 |
Rio de Janeiro, 19 de Março de 2024.
Eliane Conceição Alves Coutinho. Diretora.

