Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: qual é a sua parte?
Um dos elementos constitutivos da Proposta de Valor do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio é a iniciação científica.
Neste 1º trimestre, a ênfase foi às Áreas de Ciências da Natureza e Matemática, que discutiram e provocaram aos estudantes a análise da realidade e a proposição de soluções/intervenções, a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Mais informações : < https://brasil.un.org/pt-br/sdgs >
O processo se deu em grupo, visando o protagonismo dos estudantes, com orientação dos professores das áreas envolvidas. Cada grupo escolheu alguns entre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para, a partir do conhecimento prévio sobre o tema, pesquisar, aprofundar, informar-se sobre a realidade que o tema aborda e propor mudanças ou soluções.
Abaixo, os temas de pesquisas escolhidos por cada série dos Anos Finais e Ensino Médio:
6º ano: Objetivo nº 6
- Água potável e Saneamento: Implantar estratégias de gestão da água que sejam ambientalmente sustentáveis e economicamente benéficas na região hidrográfica onde atua.
7º ano: Objetivos nº 14 e 15
- Vida na água: Pesquisa, desenvolve e implementa produtos, serviços e modelos de negócios que eliminam impactos nos ecossistemas oceânicos e colaboram para sua restauração.
- Vida terrestre: Implementar políticas e práticas para proteger os ecossistemas naturais que são afetados por suas atividades e pelas ações de sua cadeia de suprimentos, além de investir em pesquisa e tecnologia para o desenvolvimento de produtos, como o uso de embalagens biodegradáveis.
8º ano: Objetivos nº 2 e 3
- Fome zero e agricultura sustentável: Apoia pequenos produtores de alimentos e a agricultura familiar.
- Saúde e Bem-estar: Incentivar comportamentos saudáveis entre seus públicos e melhora o acesso de seus colaboradores aos cuidados com a saúde.
9º ano: Objetivos nº 11 e 12
- Cidades e comunidades sustentáveis: Pesquisar, desenvolver e implantar produtos e serviços que melhoram o acesso a edifícios resilientes, mobilidade eficiente, limpa e moderna e a espaços comuns verdes. Refletir sobre as melhores políticas de deslocamento e mobilidade de funcionários, bem como de produtos e matéria-prima, dentro do contexto urbano.
- Consumo e produção responsáveis: Desenvolve, implementa e compartilha soluções para rastrear e divulgar a procedência de seus produtos, informar o consumidor por meio de políticas de rotulagem e monitora a eficácia dessa ação buscando o desenvolvimento da consciência ambiental e social na sociedade.
2ª Série: Objetivos 13,14 e 15
- Ação contra a mudança global do clima: Reduz substancialmente as emissões associadas às operações próprias e às da cadeia de suprimentos, em alinhamento com os mecanismos de regulação climática.
14 e 15: Conforme descrição acima ( 7º ano).
3ª Série: Objetivo 7
- Energia Acessível e Limpa: Aumentar sua eficiência energética, utiliza fontes renováveis e leva essas mesmas ações à sua cadeia de suprimentos.
No sábado passado, 7 de maio, os estudantes apresentaram suas pesquisas, compartilhando seus conhecimentos com a Comunidade Escolar. Muitos familiares prestigiaram e, certamente, com o auxílio das pesquisas e estudos apresentados, ampliaram seus conhecimentos sobre os temas.
Entre outras habilidades e competências, o Trabalho de Área visa o desenvolvimento das competências conceituais, atitudinais e socioemocionais.
Já guarde a próxima data: 16/07, com as Linguagens.
Confira algumas imagens do evento:




















































































