Para quem trabalha com educação, para os alunos e suas famílias também, todo início de ano letivo é marcado por grande ansiedade e expectativa. Mas esse ano de 2021 trouxe consigo uma nostalgia e uma dose extra de saudade acumulada ainda do ano anterior, quando adotamos as aulas remotas, e também pela falta que a Irmã Ana faz no coração e na vida das Irmãs e de toda a equipe da Escola Nossa Senhora Aparecida.
Por isso, na formação oferecida para os professores, nos dias 03 e 04 de fevereiro, foi preciso encarar o sentimento de dor e tristeza para revigorar a fé e revestir o coração de esperança. De forma singular, a mensagem da diretora Irmã Hilda Stefani à sua equipe foi inspiradora e cheia de encorajamento. Segurando a foto da Irmã Ana, a Irmã Hilda afirmou que apesar dela ter perdido ‘o seu braço direito’ e de ‘os nossos corações estarem despedaçados’ com os acontecimentos recentes, “a vida e a missão hão de continuar. E como a missão é grande, precisamos ser grandes na fé, no amor, na ousadia e na capacidade de continuarmos nos reinventando e fazendo a diferença na vida daqueles pequeninos que Deus nos confiou”.
As palavras da diretora serviram como um combustível para renovar a esperança e concentrar a atenção da equipe no planejamento de mais um ano letivo atípico, com novos desafios – como o ensino híbrido, por exemplo – mas cheio de experiências a serem vivenciadas, de novos aprendizados e lições a serem ensinadas e aprendidas. Na mesma sintonia, a coordenadora pedagógica e nova vice- diretora, Sueli Sanches Maia, conduziu uma dinâmica entregando um presente personalizado e misterioso a cada profissional da escola. Dentro da embalagem, além dos mimos de acolhida, cada professor recebeu a lista da(s) sua(s) turma(s) de 2021 como grande “presente” a ser cuidado e amado, ao longo do ano letivo. E foi pensando em suas turmas, enxergando a aprendizagem dos alunos como prioridade, que os professores foram convidados a estudar, a planejar o trabalho pedagógico a ser desenvolvido e a conhecer os recursos tecnológicos que podem contribuir para envolver os alunos nas aulas e tornar o aprendizado mais divertido e significativo, tanto nas aulas remotas quanto no ensino presencial.
No dia 05/02, foi a vez dos pais e responsáveis serem acolhidos na escola para conhecerem a sala, as professoras e o Protocolo de segurança adotado para a prevenção à COVID-19 e também para refletirem sobre a importância de sua participação para o sucesso dos filhos na escola e na vida. Afinal, quando família e escola caminham de mãos dadas, o sucesso é garantido.
Para revigorar o ânimo das Irmãs e da equipe da ENSA, os preparativos para o novo ano letivo contaram, ainda, com a presença afetuosa e solidária da Diretora Geral da Congregação das Irmãs do ICM, Ir. Maria Freire, da Conselheira do Setor Educação, Ir. Elenar Luísa Berghahn, e da Irmã Maria Aparecida Barboza, Conselheira do Setor Animação Missionária.
Com a visita, as Irmãs reafirmaram o espírito de unidade da Congregação e reforçaram a confiança que elas depositam em cada leigo que abraça a obra que é de Deus, mas que dá vida e significado à Sociedade Educação e Caridade. A todos, “ânimo, coragem! Deus vê o nosso lutar!” (Bárbara Maix)











