O Projeto tem o objetivo de proporcionar momentos em família, criando boas memórias e incentivando o hábito da leitura nas crianças
Nós sabemos que quando lemos para as crianças, estimulamos desde cedo nelas o hábito da leitura, além de desenvolver a curiosidade, a criatividade, o vocabulário e a concentração. Aqui na ENSA nós também acreditamos que ler para os pequenos ajuda a fortalecer a conexão entre a criança e quem lê a história. E foi pensando nisso que as professoras Juliana Moreira e Adriana Kihl, dos Jardins III A, B e C, criaram o Projeto Sacola dos Sonhos.
Para o Projeto, as professoras confeccionaram uma sacolinha de pano em que foram colocados um livro, gorros de dormir e um informativo direcionado aos pais. O objetivo é que a cada dia um aluno leve a sacola para casa e que os pais ou cuidadores leiam a história para a criança antes de dormir. Os livros escolhidos para o Projeto foram “De Todas as Cores”, de Nye Ribeiro e “A Menina da Cabeça Quadrada”, de Bruna Assis Brasil. O primeiro livro aborda sobre diversidade, respeito ao próximo e valorização das características únicas que todos nós temos. Já o segundo traz reflexões sobre o tempo que as crianças passam em frente aos eletrônicos enquanto deixam de aproveitar suas infâncias de maneira mais construtiva e conectada ao momento presente e à realidade.
O Projeto Sacola dos Sonhos não é apenas um incentivo à leitura pelas crianças. É um incentivo aos pais e cuidadores para estarem mais conectados às suas crianças e aproveitar ao máximo essa fase tão determinante e importante na vida do ser humano. Sabemos o peso que a rotina pode ter e como acabamos negligenciando momentos tão preciosos de presença com os pequenos na vida diária. E muitos pais adoraram a iniciativa e trouxeram feedbacks bastante positivos para as professoras. “Quero parabenizar pela ideia. Proporcionou-nos um momento em família muito agradável. Precisamos de mais profissionais como vocês, com muita criatividade, empenho, dedicação e, claro, amor pela profissão”, escreveu Priscila Lemes da Silva, mãe de Julia Chagas, aluna do Jardim III C.
Com essa iniciativa, esperamos fortalecer ainda mais os vínculos parentais, criar boas memórias nas crianças e fazê-los associar essas boas memórias ao hábito da leitura, incentivando nelas esse hábito.
